Sobre o autor: Stéfano Deves

Escritor e poeta Stéfano Deves

Stéfano Deves nasceu em 1992, em Porto Alegre.

Poeta, professor, artista e ativista político. Com espírito inquieto e provocador, desde muito cedo demonstrou interesse por literatura, e particularmente pela poesia. Cursou ciências sociais, letras e teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além do Brasil, morou no Uruguai e na África, onde passou por vários países, tendo permanecido por mais tempo no Malawi.

Morreu em 2017, após concluir seu primeiro livro de poemas 'Vida e morte de Rimbaud na terra do sempre'. Sua obra completa, e ainda inédita, é composta de mais de 200 poemas, crônicas, peças de teatro e contos, espalhados por dezenas de cadernos, manuscritos em geral, além de escritos esparsos em blogs e redes sociais.

Segundo o autor, poeta é quem atrai poesia. Alguém cuja prosa convence as palavras a virarem verso. Sua vida foi breve, mas intensa. Graças à sua vida boemia e desbravadora, deixou uma obra poética carregada de sensibilidade, capaz de nos fazer ver algo na escuridão de nossa época, desconcertando nossas certezas e provocando nossa intuição. Foi, como ninguém, um excelente anfitrião. A festa da alma foi tão boa, que não nos deixou silêncio e nem solidão, mas sim poesia.

Vida e morte de Rimbaud na terra do sempre (2017)

O livro 'Vida e morte de Rimbaud na terra do sempre', foi lançado em outubro de 2017 e apresenta mais de 30 poemas reunidos e organizados pelo autor. A publicação marca também a estreia da Editora Taverna como selo editorial. Inclui ilustrações de Nina Grieco e fotografias de Laryssa Machada e Clarissa Virmond.

Para Altair Martins, autor do prefácio da edição, "se toda a poesia do Stéfano é feita do encanto jovem com a linguagem, das experimentações, do arrombar dos sons e dos sentidos, de mesmo modo se produzem passagens de uma verdade tão visceral, que sentimos a biografia atravessar os versos".

Livro 'Vida e morte de Rimbaud na terra do sempre', do escritor e poeta Stéfano Deves. Editora Taverna (2017)

O livro pode ser adquirido na loja virtual da Livraria Taverna.

Aproveite a promoção com frete grátis até o final de dezembro:

Assista o booktrailer, com narração do autor:

Matéria do programa Estação Cultura (TVE/RS):