Sobre nós

De banca itinerante de livros a livraria física: conheça a história da Taverna

Com objetivo de fazer circular livros que estavam guardados em casa, dois estudantes começam a vender suas próprias bibliotecas particulares. Foi a partir de uma ideia despretensiosa que surgiu a Livraria Taverna, fundada em novembro de 2014 por André Günther e Ederson Lopes.

Inicialmente a Taverna atuava como livraria e sebo virtual. Depois de um ano de atividades online, os livros passaram a ir para a rua em eventos culturais e acadêmicos com o projeto Banca Itinerante de Livros. Foi a partir dessa iniciativa que a Taverna passou a ser conhecida em Porto Alegre. Um dos princípios da livraria é a democratização ao acesso do livro e da leitura, assim como a difusão de obras clássicas e essenciais da literatura e ciências humanas.

A primeira mudança na seleção do acervo veio com a decisão de trabalhar com artistas e escritores locais, com o intuito de promover maior consumo e visibilidade dos trabalhos autorais e independentes. Hoje a Taverna é a livraria com maior acervo em publicações independentes de Porto Alegre, incluindo desde literatura a livros de artistas, fanzines e quadrinhos.

Em julho de 2016 a Livraria Taverna inaugurou a sua loja física, situada na rua Coronel Fernando Machado, 370 - no centro histórico de Porto Alegre. Com o novo espaço, além do acervo especializado em literatura, artes e ciências humanas, a Taverna passou a fazer jus ao seu nome: uma livraria que serve café expresso e bebidas alcóolicas, como vinho, cachaça e cervejas artesanais. 

Loja


O espaço como ponto de encontros

Eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo.